Mais uma vez é no Pingo Doce, que encontro algumas variedades de legumes que não são vulgares na nossa cozinha.
Desta vez é a Acelga.
"É nativa da Europa do Sul, onde cresce espontaneamente na região do Mediterrâneo, há muitas variedades, porque é amplamente cultivada em todas as zonas temperadas do mundo. A variedade cultivada tem uma raiz mais tuberosa que a selvagem.Pode comer toda a planta, incluindo folhas e caules, se colhidas quando elas são pequenas ( a menos de 20 centímetros), mas se se deixar crescer é melhor descartar o talo pois ele tende a tornar-se amargo. Cozinha-se como o espinafre. As acelgas mais jovens podem ser comidas cruas em saladas.
É um vegetal muito apreciado, uma vez que fornece vitaminas, fibras, ácido fólico e minerais com alto teor de água (48%). As folhas exteriores, que muitas vezes são as mais verdes, são aqueles que contêm mais vitaminas e carotenóides.
Acelga - Benefícios para a Saúde
Este texto é retirado de http://www.i-legumes.com/acelga.html.
Ingredientes:
Algumas folhas de acelgas
Massa cuscus Nacional
Dentes de alho
Azeite
Água e sal
Preparação:
Cozer a massa em água e sal.
Entretanto lavar as folhas de acelga e cortá-las em tiras.
Saltear os dentes de alho picados em azeite e juntar as acelgas. Cozinhar uns minutos.
Juntar a massa cozida e misturar.
Eu gosto imenso de acelgas e nunca encontro à venda, nem no Pingo Doce aqui da minha zona. Óptima sugestão
ResponderEliminarUm beijinho e bom fim de semana
Sim, Gisela. É verdade que não é muito frequente.
ResponderEliminarPenso que poderás pedir a um colaborador das frutas e legumes para que peça. Depois deixas o contacto e quando chegar ligam-te. Se forem simpáticos fazem isso. Beijinhos.
Olá Catarina
ResponderEliminarDescobri agora mesmo o seu blog. Pois quanto às acelgas sou consumidora há muito tempo, aqui no Alentejo são muito usadas. E até sou uma felizarda; pois tenho um quintal com bastantes acelgas e estão tão bonitas. Se morasse perto, em Portalegre dariam para as duas.
bjs Zezinha