quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Bacalhau do Francisco


Este bacalhau tem este nome por sugestão da minha amiga Susana. É um prato da minha autoria que fiz no 2º aniversário do meu filho Francisco. Há 1001 receitas de bacalhau e esta é só mais uma. Limitei-me a juntar ingredientes que gosto e que acho que ligam muito bem. As quantidades são a olho, para variar...
A foto foi tirada depois de começarmos a comer, por me ter esquecido antes.

Ingredientes:
Bacalhau cozido e desfiado
Couve lombardo
Feijocas cozidas em frasco
Pimento vermelho
Cebolas e alhos
Azeitonas pretas às rodelas
Broa de milho
Azeite
Sal e pimenta

Preparação:
Cozer a couve cortada em tirinhas, em água e sal. Desfazer a broa de milho. Eu utilizei a bimby para a triturar na vel 5 uns segundos.
Fazer um bom refogado com as cebolas, alhos, o pimento vermelho e no final as feijocas. Temperar com um pouco de sal e pimenta.
Num tabuleiro colocar as couves, o bacalhau, as azeitonas, um pouco de broa e no final o refogado. Envolver bem. Adicionar um pouco mais de azeite, se estiver seco. Terminar com uma camada de broa.
Levar ao forno a 180 ºC, mais ou menos 40 min, no início com uma folha de alumínio por cima. No final do tempo retirar a folha para a broa tostar.


1 comentário:

  1. E que delícia que estava esta tua "invenção"!
    Adorei!!
    Estou sempre à disposição para sugerir nomes para os pratos da tua autoria! ;-D
    Bji

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário ou a sua sugestão!